quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SEMANA DO FERA

Um banho de informação mesclado com ansiedade e curiosidade foi a marca registrada da SEMANA DOS FERAS, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de fevereiro na UEPB. O evento que tem como principal objetivo dar às boas vindas aos novos tripulantes do barco universidade, este ano trouxe como diferencial oito minis aulas que expuseram temas básicos e importantes que formam a base de sustentação do Direito na atualidade. Os novos estudantes tiveram a oportunidades de conhecer um pouco como está estruturado o curso sem ter que necessariamente ouvir palestras relacionadas a tema que fará parte do currículo escolar , mas que no momento eles desconhecem.
A semana teve como fundamento promover uma aproximação dos feras com o corpo docente , com os veteranos e ao mesmo tempo desenvolver uma relação de afetividade dos alunos com a Universidade, local que a partir de agora terá um destaque especial na vida de cada um.

A PROGRAMAÇÃO:

No dia 10/02 o evento contou com a honrosa presença da ex-diretora e professora de Direito Cível e sempre mestra Mércia Marísia que falou sobre a História do Centro de Ciências Jurídicas e com muita propriedade e simplicidade, relatou importantes fatos sobre o nosso CCJ. À noite, foi a vez do professor José Irivaldo Alves abordar o tema pesquisa e extensão universitária, que buscou incentivar desde já a inserção desses importantes institutos formadores do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão) aos novos alunos.
Já o segundo dia foi marcado pela palestra do professor Fábio José Araújo, que proferiu sobre a Estrutura do Judiciário e aproveitou a oportunidade para aconselhar aos calouros a desenvolver a prática de consultas á sites oficiais, a exemplo do www.planalto.com.br, www.stf.gov.br, www.stj.gov.br; www.tjpb.jus.br. Uma outra apresentação muito esperada foi de Leonellea Pereira, aluna do 4º ano do curso de Direito , que fez um comparativo entre um programa de TV e o Direito penal no Brasil, O Chaves e o Direito brasileiro: análise sócio-jurídica do humor de domínio público. Essa mesma noite ainda reservou aos estudantes uma importante discussão sobre o Exercício da Advocacia, temática conduzida pelo Advogado Jolber Cristhian.
A importância dessa segunda noite se deveu ao fato de terem sido apresentados aos calouros assuntos que servirão de base para compreensão do curso. Essa formatação do evento foi aprovada pelos veteranos, que ressaltaram o fato de que muitos chegam ao final do curso sem ter conhecimento de como é estruturado o Poder Judiciário e quais as funções e gama de possibilidades de atuação do profissional de Direito.
O foco principal do terceiro dia foi a constituição na atualidade e para elucidar as dúvidas dos alunos foram proferidas duas importantes palestras, pela manhã a do professor/Doutor Hugo César Gusmão a sobre A Constituição no mundo contemporâneo: velhos paradigmas e novos desafios, e a noite uma outra discussão com o palestrante: André Motta a respeito de Fidelidade Partidária, assunto muito em voga no momento e que tem despertado muito a curiosidade em todos.
O último dia foi marcado por dois momentos distintos, um acadêmico, finalizando a semana de palestra de debates sociais com o professor Tiago Lia Fook sobre os Direitos Sociais nas relações de trabalho: Constituição de 1988 e 20 anos depois; e com o Coordenador do escritório modelo, o advogado Guthemberg Cardoso com a temática Constituição e Cidadania. O outro momento foi de confraternização e descontração com a NOITE DO FERA, marcada pelas atrações Cruzetas do Samba e o Grupo Forró Pé de Serra.
Maricelle Ramos
24 de Fevereiro de 2009

Nenhum comentário: